13.8.07

Como água para Chocolate




Culinária e amor... uma combinação explosiva...

Um excelente livro de Laura Esquivel, para mim o melhor dela que li até agora. A escritora tem o dom de conseguir misturar a culinária com o amor, conferindo-lhe um certo misticismo. A história fala de uma familia de tradições antigas em que a filha mais nova não pode casar porque tem que tratar da mãe na velhice, impedindo-a assim de viver um grande amor... situação ainda agravada por esse amor ser impelido a casar com a irmã mais velha e ficarem a viver na mesma casa.

Tita, a principal personagem desta história transfere então o seu grande amor por Pedro para a culinária, onde nos envolve também a nós leitores, de uma forma apaixonada em que quase sentimos também o paladar das deliciosas iguarias que ela prepara e que nos vai transmitindo simultaneamente as fantásticas receitas que lhe foram ensinadas através das gerações. O seu humor é o humor de todos os que comem a sua comida... este livro tem qualquer coisa de mágico. E muito de delicioso...

O filme é um clássico a preto e branco, espanhol, que eu tenho em VHS mas que apesar disso não me desfaço dele, consegue transcrever o livro em pleno, eu que normalmente nunca gosto de filmes que já tenha lido o livro, adorei este filme, parece que o realizador o leu com os meus olhos e o imaginou com a minha cabeça.

5 comentários:

Ana disse...

Giocondazita Maria gostei muito do livro tambem ja vi o filme.

Alexandre disse...

Sim, o filme é muito bom, de um realizador mexicano, se não me engano! Mas tu saberás melhor, pois és uma cinéfila 5 estrelas!!!

Agora ando a fazer as experiências de ver os filmes e depois ler os livros! E geralmente... que diferença!!!!!!!

Muitos beijinhos!!!

O Profeta disse...

Sem asas o pássaro fica preso
À terra prenhe e fria, a nostalgia
Sonhas com anjos negros no azul
Voando ao fim do dia


Profético beijo

Ana Bastos disse...

Tenho curiosidade no livro e filme, e agora ainda ficou mais aguçada!!!
bom fdsemana!
bjinhu

Pintarolas disse...

eu como cozinheira adorei o livro, o filme e toda a história.... é realmente fascinante toda aquela mistura de sentimentos e de sabores. Adorei a cena das perdizes com pétalas de rosas e ado bolo de noiva com lágrimas. bons filmes!!!