26.1.08

Gothika

Volta e meia revejo filmes que já estou quase esquecida, calhou a vez a este Gothika, que não há dúvida que gostei, achei a ideia muito boa e a historia bem desenvolvida, mas peca pela previsibilidade. Estava muito expectante mas a meio do filme eu já tinha uma ideia do que seria o fim e antes do desenrolar final eu já tinha descoberto o que ia acontecer.

É um thriller com qualidade de qualque forma. A historia de uma psiquiatra protagonizada por Halle Berry que passa de médica a louca num abrir e fechar de olhos e se vê internada na Instituição onde trabalhava, misturada com as suas pacientes e acusada de um crime que sabe não ter cometido mas onde todas as provas são contra ela.

Durante todo o filme ela é visitada pelo fantasma de uma adolescente, que ela não sabe se existe mesmo ou se é fruto da sua imaginação.Mas à medida que o cerco se vai apertando, a sua racionalidade vai conseguindo vencer, apesar de não ter ninguém do seu lado. O seu ponto de partida vai ser a frase: " Eu não acredito em fantasmas mas eles acreditam em mim ".

De referir ainda que Penelope Cruz também entra no filme, num papel secundário, mas com um excelente desempenho, na minha opinião. Em suma, um filme de suspense que merece ser visto com alguma atenção. Quanto mais não seja vale pela musica... "Behind blue eyes".

7.1.08

O Perfume

Um dos melhores e mais estranhos livros que já li até hoje. Como o titulo diz, o livro conta a história de um assassino, mas não de um assassino vulgar. Conta-nos a história de uma criança que nasce e cresce de uma forma estranha e solitária, preso no seu próprio mundo, odiando toda a humanidade. Com uma qualidade extraordinária que lhe permite detectar todos os odores, separá-los, catalogá-los e guardá-los na sua memória sem nunca os esquecer ou confundir.

Com a estranha capacidade inata de produzir os mais belos aromas jamais cheirados ou alguma vez produzidos por mão humana, Grenouille é um ser insignificante, completamente ignorado por toda a gente devido a uma caracteristica que o torna praticamente invisivel - ele é desprovido de qualquer odor corporal.

Quando se apercebe deste facto, passa a ter apenas um objectivo na sua vida, aprender todas as técnicas de fabricar perfumes de forma a conseguir fabricar um que seja apenas seu e que substitua a sua falta de odor, mas que o torne irresistivel e a sua marca indelével, de forma a que quem passe por ele ou com ele contacte fique irremediavelmente enfeitiçado por si.

Todo o livro gira em torno desta procura incessante que não olha a meios para atingir os fins. Grenouille tem ainda outra obcessão, o perfume corporal de virgens, e é na busca da captura desse odor que ele sabe que se perde quando a menina se torna mulher, que ele percebe que só há uma forma dele não se perder, é conseguir roubar-lhes o odor antes dessa mudança, ainda que para isso seja preciso privá-las de viver...