28.6.07

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado







.........................................



Este filme do Quarteto Fantástico não é bem uma sequela, é mais um segundo episódio, mas não deixa de haver alguma continuidade da história anterior.

No primeiro filme assistimos ao “aparecimento” dos poderes do grupo. 5 cientistas partem numa nave espacial com a missão de explorar os mistérios da nossa origem, mas a estação espacial em que se encontram é atingida por uma explosão de partículas radioactivas, alterando-lhes o ADN, facto que eles não percebem de imediato mas que a pouco e pouco se vai revelando.

Reed, o cientista encarregue do projecto fica com o corpo como se fosse de borracha, Sue fica com a capacidade de se tornar invisível e de criar campos de força, o seu irmão Johnny, piloto da expedição ganha a capacidade de aumentar o calor do seu corpo até ficar completamente em chamas e Ben que estava no exterior da nave a reparar uma avaria é o que é mais afectado pela tempestade radioactiva e fica transformado permanentemente em pedra e com uma força sobre humana.

O quinto cientista que entretanto tinha cortado relações com os outros em função da sua desmesurada ambição, ganha a capacidade de transformar o seu corpo em metal e vem a transformar-se no Dr. Doom (Dr. Destino), aumentando ainda mais a sua sede de poder, transformando-o num ser mau e destruidor que ameaça a Terra e vai ser a principal missão do Quarteto Fantástico - como passam a ser chamados pela população e media.

O que eu gosto nestes Super Heróis que sempre foram dos meus preferidos é o facto de não viverem com dupla vida, não passam a vida a vestirem-se e despirem dentro duma cabine telefónica, não rasgam roupas nos becos... são sempre eles com os seus poderes e com tudo o que lhes traz de bom e de mau (principalmente) na sua vida privada, que praticamente é inexistente.

Neste segundo filme, a história começa mostrando os preparativos para a quinta tentativa de casamento entre Sue e Reed que entretanto se tinham apaixonado no final do primeiro filme. E mais uma vez começam os problemas à medida que a data se aproxima. O governo americano pede ajuda a Reed para tentar perceber o que poderão ser as violentas perturbações cósmicas que têm vindo a afectar o planeta e Sue exige-lhe que desta vez ele não se meta em nada que possa afectar o casamento.

Mas Reed não consegue ficar parado e acaba por construir um aparelho que detecta as perturbações. No dia do casamento no meio de grande mediatismo e medidas de segurança o casamento tem inicio. Quando o padre tenta finalizar a cerimónia o aparelho começa a apitar para grande irritação de Sue que lhe pede que o desligue, mas já não há tempo para mais nada... um tremor de terra enorme começa a destruir tudo à volta deles e um ser prateado passa por eles a uma velocidade estonteante.

Johnny com muita pena do seu fato de “marca”... incendeia-se e parte em sua perseguição. Com muita volta, reviravolta, quedas, embates e “fintas” o Surfista Prateado como irá ser conhecido vence o Tocha que fica enfraquecido e atordoado. Depois do contacto com o Surfista, Johnny parece ter perdido os seus poderes. Mas quando a sua irmã o vê em queda pela janela e corre ao seu encontro, ao tocar-lhe incendeia-se enquanto que Johnny fica invisível. Qualquer coisa aconteceu naquele encontro que fez com que os elementos do Quarteto sempre que tocam em Johnny trocam de poderes com ele.

E quem conhece as histórias em quadradinhos sabe quem é o Surfista Prateado... o arauto intergaláctico de Galactus, o devorador de planetas, que antecede sempre a chegada do seu “mestre” para preparar os planetas para a destruição. Só que ainda vai haver outro problema, o Dr. Doom que supostamente está fechado num túmulo inviolável, com as perturbações cósmicas, regressa a vida e consegue libertar-se do seu cárcere.

A partir daí e de novo no activo ele tenta perceber e controlar o Surfista, de forma que o Quarteto Fantástico vê-se a braços com 3 inimigos perigosos e mortais, ainda por cima porque Doom consegue enganar o Governo e fingir que está do lado deles para deter o alienígena. Quando conseguem capturar o Surfista, apercebem-se que afinal ele não é mau, ele vê-se obrigado a colaborar com Galactus em troca deste poupar o seu planeta onde vive a sua familia e a sua mulher. E por seu lado ele começa a perceber que os humanos são bastante parecidos com o povo do seu planeta Zeen-La e que também não é justo tirar-lhes a vida.

Assim rebela-se contra o seu “mestre” e impede-o de destruir a terra. Como vingança, Galactus parte, mas cria uma espécie de campo energético que o impede de deixar a órbita da Terra e regressar ao seu planeta e à sua mulher Shaala-Bal. E é assim que termina este episódio que tem tudo para continuar num terceiro filme. Sem grandes historias, sem lições de moral, sem grandes interpretações mas muito divertido.

2 comentários:

irneh disse...

Vim ao cinema! Tens sempre estreias em exibição.
Beijinhos

carmo disse...

olá querida Gi,fiquei muito contente de regressares ao meu cantinho.obrigada pelo carinho,um beijinho e volta sempre que te apetecer.