26.12.08

Cao como nos

Não sou grande fã de Manuel Alegre, alias para ser sincera detesto o "personagem", mas ha um tempo atrás (já algo longo) acabei por não resistir à curiosidade e comprar este livro à frente de muitos outros que aguardavam pacientemente a sua vez na fila de espera. E este pequeno livro que se lê em cerca de uma hora, já foi lido por mim algumas vezes, deixando-me de cada uma delas de lágrimas nos olhos.

Fala de um cão especial para o autor, como os nossos cães o são para nós. E recorda-nos o vazio que ele nos vão deixando no coração quando nos separamos deles, seja porque motivo for. A medida que o autor vai contando alguns excertos da sua vida desde que o cão entrou nela e até que saiu, vai-nos mostrando em pensamento a falta que o seu cão lhe fez e o que ele sofre com a sua ausência, ao ponto de o ver e ouvir em todo o lado inclusive de falar para ele.

Ele, o chefe de familia, que acha que um cão é um cão, e não se lhe deve dar mais importância que isso mesmo. Mostra-nos a personalidade forte que os cães podem ter e a importância e influência que podem ter na familia. Um livro que devia ser lido por toda a gente que tenha ou não animais de estimação, porque talvez pudessem avaliar de outra forma porque é que nos dedicamos tanto a esses seres maravilhosos que nos dão tanto em troca de tão pouco. E especialmente por aquelas pessoas que compram os "puppies" para os meninos brincarem e que depois os abandonam quando crescem. Talvez conseguissem aprender alguma coisa com este livro e com este CÃO COMO NÓS.

3 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Olá,

bom, se olhei para ti é porque és bonita, muito bonita, heheheh!!! Oh, porque não me pregaste uma rasteira para eu parar? Sim, acho que já estou a ver quem eras... espero que à 3.ª seja de vez...

Beijokas! Boas festas por estes dias e sempre!!!

ameixa seca disse...

Gio, considera-te a mais nova sócia da Academia :)
Vou levar esta tua sugestão literária! Também comprei este livro... há cerca de 6 anos atrás e foi o único que me fez chorar desalmadamente... tinha acabado de perder o meu cão Ernesto! Mal li o título tive que comprar. Apesar da "personagem" política não ser do melhor acho que é um bom escritor e poeta :)

Mario disse...

Eu li este livro e adorei. Eu realmente gosto de livros sobre animais, porque eles são uma parte importante da minha vida. Eu tenho vários cães e tenho um kit com itens essenciais para eles. Eu tenho um creme, Virbac, jogos, etc