5.6.08

Apenas uma palavra: GENIAL !!!!






Fui ontem ver o espectáculo de Filipe La féria e vim de lá apenas com uma ideia: tenho que lá voltar, tenho que ir ver outra vez... tenho que dizer a toda a gente que é imperdível... não é preciso ser católico, não é preciso seguir nenhuma religião, só é preciso gostar de ouvir boa música e de ver bons espectáculos.

Por vezes temos a ideia de que o que fazemos não presta, de que o que passa no estrangeiro é que é bom, mas eu que já tive a sorte de ver três musicais em Londres, o Fantasma da Opera, Cats e Fame, digo sem qualquer sombra de dúvida que este não deixa a desejar em relação a nenhum deles.


Estes são os cantores principais: Gonçalo Salgueiro como Jesus, Pedro Bargado como Judas Iscariotes e Sara Lima como Maria Madalena, depois existem os substitutos que são respectivamente David Ventura, Tó Leal e Laura Rodrigues mas tive a sorte de apanhar todos os principais. Curiosamente Gonçalo é um fadista e Pedro Bargado "saiu" dum Chuva de Estrelas.


Sobre Jesus é dificil falar, aliás sobre qualquer um deles, a entrega deste cantor em palco é qualquer coisa de arrebatador. A sua voz é indiscritivel, ele passa de agudos a graves, grita, zanga-se, chora, sussurra, sem nunca haver uma falha, sem nunca haver um deslize, a sua capacidade vocal é magnifica. Ele veste o personagem, ele sofre em palco, ela mostra dor, humildade, abnegação...


Judas, é uma força da natureza, não só a sua voz que é potente e linda, como a potência dela é fantástica e ele além de cantor de uma forma sublime é um excelente actor e bailarino com uma expressividade arrepiante. Podia ficar a ouvi-lo horas sem nunca me cansar.


Todos os outros são excelentes actores e cantores, como a Maria Madalena, o Simão, o Pedro que tem uma actuação breve mas marcante, Pilatos e Herodes numa versão modernista e contemporânea, Caifás e Anás, dois dos cinco fariseus que o condenam à morte têm vozes fora do vulgar e dão um toque de humor em certas cenas.


Por mais que eu escreva, não é possivel descrever em palavras o espectáculo. Cenas como "O Templo",
"Para sempre amaldiçoado", o emotivo "Monte das Oliveiras",

"Morte de Judas",
,
"Julgamento de Pilatos" e a cena final "São João 19:41"
são cenas que dificilmente me vou esquecer tão cedo. O final, que nos deixa sem palavras e com um aperto na garganta... em que o corpo de Cristo é transportado por entre nós, através do corredor central, em que vemos de perto as caras dos apostolos e de todos os que acompanham o corpo num desenrolar de emoções, um profundo dramatismo, uma intensidade comovente, enfim... só vendo mesmo !!!

1 comentário:

irneh disse...

Também gostava de ver. Deve ser interessante.
Está tudo bem contigo?
Beijinhos