27.3.07

Ghostrider





Mais um filme de super heróis... Ghost Rider é mais um dos heróis da Marvel que muitos de nós ainda recordamos dos livros de quadradinhos... pelo menos nós os mais cotas...

A História:

Nada de especial, Nicholas Cage faz o papel de Johnny Blaze, um motociclista que faz um pacto com Mefistófeles (o diabo) em que em troca dele salvar a vida do seu pai que está a morrer com um cancro ele terá de lhe fazer um favor... sem ele se aperceber bem como já tinha assinado o pacto com o seu sangue. Por causa disso fica privado de ter vida propria e vê-se obrigado a separar-se da sua namorada com quem pretendia fugir para ficarem juntos. O seu pai acaba por morrer na mesma vitima de um acidente de mota no dia seguinte.

Durante o dia ele vive num camião de cidade em cidade fazendo uma espécie de numeros de circo em que salta com a sua moto por cima de fogo, carros, camionetas sofrendo graves acidentes mas sem nunca morrer... o Diabo protege-o e não o deixa morrer sem primeiro cobrar a sua dívida. E quando chegou a hora de cobrar.... ele apareceu para lhe dar a missão que ele pretende como pagamento... enfrentar o seu filho Black Heart que está na Terra tentando tomar conta do mundo e tomar o seu lugar no trono do mal. Ele recusa mas já não tem alternativa, ele tinha vendido a sua alma ao diabo... Então mesmo contra sua vontade, Blaze é um homem de dia e à noite transforma-se no Ghost Rider, um espirito de vingança, uma criatura com o crânio em chamas, armado com um chicote de fogo e montado numa moto com rodas de fogo também...

Dark Heart anda com dois aliados, todos "anjos negros", que usam para se esconder e movimentar os três elementos, agua, terra e ar - o Ghost rider representa o fogo. Entretanto Blaze conhece um antigo cowboy que vive num velho cemitério e que parece conhecê-lo... mais tarde vem a saber que ele o conhece porque também ele na sua época foi um "Espirito de Vingança", só que em vez de andar de mota andava a cavalo que também galopa em chamas... enfim.... que mais se pode dizer????? Depois lutam todos uns contra os outros e pronto, ganha o lado do bem (como sempre)...

Um filme pipoca, em que a Eva Mendes que faz de sua antiga namorada já na actualidade passa o tempo todo a mostrar o decote e as ancas mas como actriz.... digamos que é melhor atraz do que atriz.... acho que é isso, ehehehe Não consigo dizer muito mais, não saí de lá decepcionada porque também não esperava muito mais do que aquilo, apenas acho que Nicholas Cage pode fazer mais como actor. Alias não sei se o rapaz anda a atravessar alguma crise.... porque estes dois ultimos filmes dele... na minha opinião deixam muito a desejar.

Curiosidade:

Nicolas Cage era fã do personagem desde jovem, e tem no seu braço uma tatuagem do 'Ghost Rider'. Tiveram que a tapar com maquiagem para o filme. Foi ele que foi o maior impulsionador para que este filme fosse filmado e foi ele que fez questão de o interpretar .

22.3.07

Meet Joe Black? - Conhece Joe black?



Como a morte pode ser linda.... ;)


Este filme levou-me ao cinema quando estreou, lembro-me que gostei imenso e que achei o Brad Pitt lindo neste filme.... e ainda hoje acho, lololol Há pouco tempo revi-o porque o meu marido nunca o tinha visto.

Bom é sem dúvida um filme diferente. Não é fácil ser sucinta a falar sobre ele porque são 3 horas de filme, mas como sempre eu tento: Brad Pitt encarna a "morte" que por estar de férias entre "dois trabalhinhos" decide encarnar num humano que acaba de morrer (situação que ele deu um "jeitinho" para acontecer) e acompanhar os ultimos dias de William Parrish (Anthony Hopkins), a sua próxima "missão" depois das férias.

Aparece então na pele de um jovem que por coincidência tinha conhecido a sua filha mais nova de manhã e por quem tinha ficado muito interessado assim como ela nele. Susan, é uma jovem médica que namora com Drew, braço direito de seu pai na empresa e que mantém com este um namoro "sem sal" que o seu pai aceita mas não apoia por entender que a filha precisa de viver uma grande paixão.

Joe Black, assim é a morte apresentada à familia, faz um acordo com Bill, de lhe dar mais algum tempo de vida se ele concordar em viver com ele os dias que lhe restam, mostrando-lhe algumas coisas sobre a vida, sobre emoções, sobre sentimentos humanos. E desta forma Joe torna-se na sua sombra, ficando instalado na sua casa, comendo à mesa com a familia e acompanhando-o todos os dias na sua ida para o escritório.

Este súbito personagem é aceite por todos duma forma muito reticente, porque do nada aparece um homem que passa a ser determinante em todas as decisões de Bill Parrish, levantando a duvida se é alguém em quem ele confia absolutamente ou se eventualmente o estará a manipular.

Bill, que fica transtornado inicialmente ao ver que tinha chegado a sua hora, consegue encarar e aceitar a realidade e ocupa os seus ultimos dias a reparar alguns erros do passado, como por exemplo reunir a familia para jantar diariamente, recompensar a sua filha mais velha por ter sido sempre preterida em prol da mais nova, e mais tarde dar o castigo necessário ao tal Drew que apesar de parecer ser o seu mais devoto funcionário, conspirava nas suas costas para o deixar arruinado e entregar a sua empresa nas mãos de um rival.

O que não estava nos planos da "morte" era o facto de se apaixonar por Susan e ela por ele. A tal paixão arrebatadora que o pai tanto queria para a sua filha!!! Quando chega a altura de se ir embora levando Parrish consigo, ele hesita entre levar apenas o pai, ou levar também Susan, mas numa violenta discussão que tem com ele, Joe compreende que de tudo o que ele aprendeu com Parrish, o mais importante a reter eram os fortes ensinamentos a tirar sobre amor, renúncia, abdicação e altruismo.

Como sempre a interpretação de Anthony Hopkins está irrepreensível, mostrando a sua apetência natural para actor, eximio na sua forma de expressar sentimentos e emoções. Não menos brilhante é a actuação de Brad Pitt que consegue ter uma expressão completamente "inexpressiva" como competiria ao seu personagem, mas com leves trejeitos de arrogância, altivez, sobranceria e poder que deixam antever o excelente actor em que ele se iria tornar, como já se tornou (isto na minha modestissima opinião claro).

11.3.07

Dali - A sua vida e a sua Obra



Falando um pouco sobre isto e aquilo, hoje vou deixar um apontamento sobre um livro que me ofereceram sobre a obra deste génio louco...Em termos de fotos sobre as suas pinturas é dos melhores que conheço. Tem 780 páginas e podemos observar os seus trabalhos desde 1910 com 6 anos, passando por todas as várias tendências e técnicas usadas pelo pintor, com títulos, datas e descrições, assim como o museu em que as podemos encontrar até ao seu ultimo quadro em 1983. Cada quadro, ou pelo menos os mais importantes a partir do apogeu das suas obras, tem uma pequena explicação sobre a tela e a época da vida de Dali em que este se insere.

Para quem não conhece nada sobre o pintor e para aguçar curiosidades, passo a desvendar um pouco da sua biografia, que se encontra neste livro que acompanha Salvador Felipe Jacinto Dali y Domenech desde o seu nascimento em 11 de Maio de 1904 em Figueres, na provincia e Gerona no Norte de Espanha, a sua revolta com os pais na infância devido ao facto dos pais passarem a vida a compará-lo com o irmão mais velho que morreu com dois anos, pensa-se que vitima de maus tratos do pai, a sua falta de aproveitamento enquanto criança, mas a sua já grande apetencia para as artes, sabendo-se que leu grande parte da biblioteca do pai ainda antes dos 10 anos e que pintou o seu primeiro quadro com 6 - uma natureza morta de cerejas numa velha porta carcomida.

Aos 14 anos expôs os seus primeiros quadros depois de ter estudado desenho na Escola de Figueres, no edifico do Teatro Municipal que mais tarde se veio a tornar no Museu Dali. Com 17 anos ingressa na Academia das Belas Artes, onde não se consegue adaptar, mas estabelece amizades para toda a vida com importantes figuras da época como por exemplo Garcia Lorca com quem estabeleceu uma amizade muito especial.

Como é sobejamente conhecido Lorca era homosexual e apaixona-se por Dali que com tendências bisexuais mas sem estar apaixonado por ele e sem ter sequer iniciado a sua vida sexual deixa-se tentar pela experiência que embora não resultasse veio a dar origem à sua famosa frase (e desculpem-me o vernáculo da linguagem): - "Sentia-me terrivelmente lisongeado pela sua escolha e lá no fundo sentia que ele era um grande poeta e que eu lhe devia um bocadinho do cu do divino Dali".

Neste altura em que Dali está na Academia em 1926, é profundamente influenciado pelo Cubismo e por Picasso, embora a sua diversidade de estilos baralhe um pouco os criticos nas suas exposições. Ele não se adapta mais uma vez, aliás toda a sua vida é uma sucessão de inadaptações em tudo e com todos, e sem saber o que fazer para sair, visto que o seu pai não queria, optou pela forma mais aberrante: quando foi chamado para o exame de História de Arte, recusou-se a ser examinado dizendo que não considerava nenhum dos professores daquela escola com competência para o julgar, e dizendo isto retirou-se. Obviamente foi expulso e conseguiu assim os seus intentos.

Em 1927 Dali começa a explorar o surrealismo, difundido nos circuitos intelectuais espanhois e adoptado por pintores como Miró e Picasso que vão ser grandes influências na vida artistica de Dali. Em 1928 com com o seu grande amigo Buñuel estreou-se no cinema com o filme "Un chien andalou" - Um cão andaluz. este cão para eles representa Lorca; embora o filme não seja minimamente racional, conforme o desejo dos seus autores e a sua decepção perante a grande aceitação do publico. Segundo eles o filme não tinha conseguido ser suficientemente repugnante.

No Verão de 1929 conhece Paul e Gala Eluard que depois de uma vivência em "menage a troix" com Max Ernst têm o seu casamento de rastos. Dali apaixona-se histéricamente (segundo palavras dele) por Gala e convence-a a ficar após o regresso do seu marido a Paris, iniciando de imediato um relacionamento com ela que durará até à sua morte, apesar de após passada a fase inicial da louca paixão Dali ter deixado de ter relações sexuais com ela porque morria de medo de doenças sexualmente transmissiveis.

Contudo casaram em 1934, tendo como unica testemunha o ex-marido de Gala. A partir daqui começa a usar Gala como musa inspiradora e como modelo para todo o tipo de pinturas por considerá-la divina, o que de certo modo era irónico visto que o comportamento de Gala era altamente promíscuo, tendo ela relações ilicitas com uma sucessão infinita de amantes, homens e mulheres, que durará até à sua morte em 1982 com oitenta e muitos anos, altura em que só deixava Dali visitá-la com um pedido por escrito.

Da sua morte em diante Dali perdeu praticamente a sua sanidade mental. Morreu a 23 de Janeiro de 1989 desnutrido e fraco, ainda mal restabelecido das queimaduras que tinha sofrido num incêndio na sua casa, recusando-se a comer porque acreditava que alguém o tentava envenenar. A última tela que pinta é em 1983 "A cauda da andorinha" e disse: Tudo o que faço agora centra-se no fenómeno das catástrofes". A sua mente estava doente e ele quase louco de desgosto pela morte da sua infiel amada.

E finalmente quanto a pinturas deixo aqui uma lista muito pessoal de algumas obras que se podem encontrar neste livro e que pessoalmente me agradam muito:

A persistência da memória

O rosto de Mae West

O grande paranoico

A metamorfose de Narciso

Cisnes refletindo elefantes

Cristo de S. João da Cruz

O colosso de Rhodes

A ultima ceia

Santiago El Grande

Criança geopolitica observando o nascimento do homem novo

Rosa Medidativa

8.3.07

Million Dollar Baby - Sonhos vencidos




Bem eu fui tão reticente em ver este filme.... sempre com a mania que não gosto de Boxe e que o Rocky1 me marcou para toda a vida, eu nunca quero ver filmes de boxe... mas rendi-me ao Cinderella Man, e recentemente quando vi Rocky Balboa lembrei-me que este filme repousava há muito nas prateleiras lá de casa e decidi-me a vê-lo num destes dias....

Fiquei completamente rendida.... apaixonada, acabei o filme e fiquei em silêncio por momentos sem saber muito bem o que havia de dizer... brilhante... foi a palavra que finalmente me saiu... Clint Eastwood, Morgan Freeman e Hilary Swank estão perfeitos... a relação entre cada um deles com o outro é de verdadeiro sentimento, de verdadeiro amor e amizade.... uma historia perfeita, com uma interpretação perfeita... uma história de vida!!!

A História:

Frankie (Clint) é um treinador de pugilismo, Maggie uma mulher com um passado infeliz, à beira dos 30 anos mas que ainda guarda a esperança de poder vir a fazer carreira como pugilista. Scrap (Morgan) interpreta um antigo pugilista que teve que desistir por ter cegado de um olho num combate e que ajuda Clint na manutenção do ginásio (e vive lá).

Frankie vive com o desgosto da filha que o rejeitou.... Scrap escreve em seu nome cartas semanais que envia à filha de Frankie mas que são sempre devolvidas sem serem abertas... Por esta amargura que Frankie sente recusa-se a treinar mulheres... e Maggie não é excepção... mas devido à insistência e persistência de Maggie que o trata carinhosamente por "boss" e também à influência de Freeman ele acaba por aceitar... e acaba por nascer entre eles uma amizade e cumplicidade fortes e indestrutiveis... capazes de todos os sacrificios.

Clint quando ela está prestes a disputar o seu primeiro combate internacional oferece-lhe um roupão em cetim como geralmente os boxeurs usam e atrás, em vez do seu nome escreve Mo Cuishle, nome pelo qual ela acaba por ficar conhecida e que por mais que lhe pergunte o que quer dizer ele se recusa... a expressão é gaélica, lingua antiga dos celtas e que ele domina e que usa normalmente nos livros que lê. Mais tarde quase no fim... ela irá saber o significado dessa expressão.

O desfecho.... contém o final!!


A primeira parte do filme é realmente a vida duma lutadora de boxe que pretende fazer carreira, disposta a todos os sacrificios com uma força de vontade enorme e espirito de vencedora... vê-se crescer o amor entre duas pessoas que podiam ser pai e filha... ele vê nela a filha que não o quer e ela nele, vê o pai que morreu demasiado cedo para a poder apoiar. Vê-se a carreira dela estar prestes a atingir o ponto máximo... ela é aliciada por todos os bons manager da altura e desafiada para os melhores combates.

Mas no último combate em Las Vegas em que muita coisa está já em jogo, incluindo um milhão de dolares, Maggie combate com uma ex-prostituta sem escrúpulos e disposta a tudo para vencer... e com um golpe baixo aplicado por ela... Maggie vê os seus sonhos desfeitos... tetraplégica numa cama de Hospital, a sua carreira e a sua vida terminaram... E é ai que este filme sofre uma viragem e apesar de ter como tema principal o boxe, na minha opinião tem como questão fundamental a eutanásia....

Esta parte final arrasa-nos... a interpretação dos dois está de um realismo arrepiante. A vida dela está terminada, Clint não quer saber de nada, passa os dias no Hospital lendo para ela, vários episódios se passam, por exemplo a chegada da familia dela que aparece de advogado e papeis para ela assinar passando tudo para o nome deles, coisa que Clint tenta impedir, mas ela não precisa que olhem pelos interesses dela, ela conhece a familia e sabe que não prestam...

O tempo passa e não há esperança para Maggie e ela sabe. Pede assim a Frankie que a ajude a morrer. A ultima meia hora de filme retrata a angústia de Frankie lutando com a sua propria consciência e ética (ele é enfermeiro) mas compreendendo o drama vivido pela sua quase filha. Ela tenta de tudo, até a morder a lingua par sufocar com o próprio sangue. No fim, Frankie cede ao grande amor que sente por ela e visita-a a meio da noite... Antes da injecção que lhe trará o descanso pretendido, ele aproxima-se do seu rosto e diz-lhe o que quer dizer Mo Cuishle -família, Sangue do meu sangue). E com um beijo na face que transmite todo o amor, toda a angústia, toda a dor que os dois sentem... da-lhe a injecção e desaparece para nunca mais ser visto.

4.3.07

Match Point





Lá começo eu com a minha eterna frase do não gosto.... e realmente eu não gosto de Woody Allen, não costumo gostar dos filmes dele e detesto a figura, a pessoa, mas isso são gostos pessoais... porque gostei muito deste filme. Não gosto habitualmente das bandas sonoras dos filmes dele porque acentam em Jazz e eu não gosto de Jazz mas este filme tem como temas musica classica de Verdi, Opera... e curiosamente também este filme passa-se em Londres contrariamente a todos os outros que se passam habitualmente em Nova Iorque.

Este filme começa com uma imagem em que se vê uma bola de ténis a pairar sobre a rede e o narrador diz que a vida é como uma partida de ténis... por vezes a bola cai para um lado e ganhamos... noutras, cai para o outro e perdemos... e termina com uma aliança que depois de atirada bate no varão de uma ponte, salta, eleva-se no ar e cai para o lado de dentro... será esse o lado em que se ganha ou se perde??????

A História:

Chris é instrutor de ténis e faz amizade com um dos seus alunos que tal como todos os que frequentam o clube onde ele é instrutor pertencem à alta sociedade Londrina... é convidado para sua casa e conhece duas mulheres... Chloe, a irmã do seu aluno e Nola, a namorada deste. Mais uma vez duas mulheres e ele no meio delas sem saber para onde pender.... se para Chloe que se apaixona por ele e lhe garante segurança social e financeira, se para Nola que apesar de comprometida é a que realmente mexe fisicamente com ele.

A necessidade de ascensão social leva-o a casar-se com Chloe, que rapidamente demonstra ter como maior prioridade engravidar, enquanto que não consegue esquecer e abastrair-se da futura cunhada com quem se acaba por envolver duma forma descontrolada e perfeitamente obsessiva. E todo o filme se passa nesta ambiguidade de escolhas, Chloe entre a importância de conservar o marido e o desejo de ter um filho, Nola entre a paixão por Chris e a estabilidade que que o noivo lhe pode oferecer e Chris, entre as duas mulheres.

Tom, o noivo de Nola também ele se vê num dilema entre duas mulheres e Nola acaba por ser preterida... não se percebe bem se por amor se por necessidade de segurança, Nola aceita envolver-se com Chris ao ponto de ele a manter como amante num apartamento, mas Nola quer mais e mais... e quando Chris começa a protelar demasiado a prometida separação da mulher, ela começa a tornar-se muito incómoda para ele e para a realização dos seus planos....



O desfecho.... contém o final!!


Chris decide matá-la mas nada pode ser deixado ao acaso... ele não pode de forma alguma ser envolvido no crime... tudo é preparado ao pormenor... o alibi perfeito, a armadilha para retirar Nola de casa o tempo necessário, a arma do sogro sempre guardada e trancada numa cave... Chris dirige-se ao prédio, simula um assalto a casa da vizinha de frente, mata-a (tudo isto feito no maior desespero com muitos remorsos e sentimentos de culpa) e espera por Nola escondido na escada... quando esta chega da-lhe um tiro.

Em seguida dirige-se as margens do Tamisa e atira lá para dentro o produto do roubo simulado... mas quando já vem embora ainda lhe resta no bolso a aliança retirada à senhora da frente... e é essa aliança atirada de longe que vem "fechar o circulo" da narrativa inicial... ela eleva-se no ar e cai para o jardim em vez de cair para a água... as investigações iniciam-se e a policia através dum diário de Nola que ele não sabia que existia, considera-o o principal suspeito...

Esta ultima meia hora de filme é muito envolvente, sempre tudo girando em volta da sorte e do azar, criando alguma ansiedade para saber se Chris consegue sair incólume... para um dos polícias não há dúvidas que ele é culpado, para o outro, muitas dúvidas, sempre a mesma dualidade entre o sim e o não, a sorte e o azar, o fazer bem ou fazer mal... por vezes parece que sim que ele se vai safar... por vezes parece que vai ser incriminado... mas aquela aliança... quando ele já está praticamente encurralado... aquela aliança vai aparecer inesperadamente no bolso de um vagabundo morto... o crime está justificado... o caso foi encerrado.

1.3.07

Em busca da Felicidade






Ai eu gostei deste filme.... não é filme para se ver num dia em que se esteja deprimido... mas é um bom filme... e eu que estava habituada a ver Will Smith apenas a trabalhar em filmes cómicos fiquei muito bem impressionada com o seu desempenho, em duas ou três cenas ele conseguiu mesmo surpreender-me, daí que não me admirou nada saber que ele estava nomeado para um Oscar de melhor actor. Somos obrigados a viver a sua vida, a sofrer com ele, e chegamos ao fim realmente a pensar que nunca se deve desistir da vida, nunca se deve desistir de nós....

Este filme é baseado numa história real e acho que estas palavras são as que impedem que este filme seja visto como uma história lamecha e sim com uma lição de vida que nos demonstra que a força da família e o amor são os ingredientes necessários para ultrapassar quaisquer obstáculos.

A História:

Chris Gardner é um homem inteligente a quem a vida corre mal. Vendedor de medidores de densidade óssea, sem ordenado fixo, vive uma das alturas mais complicadas da sua vida, rendas em atraso, dividas ao fisco, uma mulher que não o ajuda nem compreende e um filho de 6 anos que ele ama acima de tudo e a quem quer dar uma vida boa, diferente da que ele teve.

Chris tenta então concorrer a um lugar de corrector de Bolsa, mas isso exige um estágio de 3 meses não remunerado e ele decide arriscar, ficando com as noites e os fins de semana para tentar vender os aparelhos que ainda lhe restam. A mulher, que já nem quer saber dos seus planos e projectos sai de casa e deixa-o sozinho com o filho. E é nesse preciso momento que tudo começa a desmoronar-se à sua volta.... o senhorio faz-lhe um ultimato para abandonar a casa, o seu carro é apreendido pela policia e ele detido sem possibilidade de sair sem pagar as muitas multas... entretanto a entrevista para o estágio é no dia seguinte e ele está na esquadra em fato de trabalho e cheio de tinta (porque quando foi detido estava a pintar a casa - exigência do senhorio para lhe prolongar o prazo por uma semana).

Ultrapassando várias peripécias, Chris consegue sair a tempo da entrevista e mesmo naquele "preparo" consegue convencer os administradores que é uma boa aposta deixá-lo frequentar o estágio... começa uma verdadeira luta pela sobrevivência... tem que sair de casa e vai com o filho para um Motel, frequenta o estágio de dia, depois visita possiveis clientes e estuda durante a noite... mas as complicações não ficam por aqui... as primeiras comissões que consegue logo fazer são-lhe cativadas pelo fisco.

Sem dinheiro nenhum ele chega a mendigar 14 dolares que um amigo lhe devia. Sempre a tentar que não percebam no escritório o que se passa, as coisas chegam ao ponto de chegarem ao Motel à noite completamente arrasados e verificarem que tinham sido "despejados".

Chris nunca desiste nem baixa os braços, com o seu filho e os poucos haveres que lhe cabem nas maos vê-se obrigado a dormir em albergues para mendigos e até na estação de metro num casa de banho pública, onde para mim se dá uma das cenas de maior intensidade dramática deste filme, esta cena e a final mostram-me que Will Smith é realmente um bom actor...

E nao porque o autor assim o decidiu, mas porque aconteceu na vida real, Gardner é o primeiro dos 20 candidatos à vaga na Empresa de Corretagem... a carga emocional que ele nos consegue transmitir na cena em que lhe é comunicado que ganhou o lugar faz os mais "duros" limparem discretamente uma lágrima.

O pequeno Jaden Smith promete vir a ser tão bom ou melhor que o pai, durante todo o filme ele confere um realismo enorme às cenas entre pai e filho que ainda dão uma maior autenticidade à história (que realmente aconteceu).

Curiosidades:

- O título original (The Pursuit of Happyness) contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y. Este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.

- Jaden Smith é realmente filho de Will Smith, com a atriz Jada Pinkett.

- Foram contratados como extras para as filmagens pessoas que realmente moravam nas ruas. Os mendigos que participam neste filme são realmente mendigos.

- O verdadeiro Chris Gardner e seu filho são vistos em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de Will Smith e Jaden Smith.